sexta-feira, 30 de maio de 2014


Resumo da Reunião de Pais de dia 26 de Maio

No dia 26 de Maio reunimos na sala do 4ºB. Estiveram presentes cerca de duas dezenas de pais. Começámos por fazer um resumo da reunião com a Junta de Freguesia (o qual publicámos dia 27 maio). Alguns pais não tinham ainda conhecimento do estado global em que se encontrava a escola e colocaram diversas questões sobre a mesma.

Outros, deram-nos informações que ainda não tínhamos, como, por exemplo, o facto de uma parte do teto falso da sala situada imediatamente por baixo do 4ºB ter caído por cima da secretária da professora, não tendo felizmente causado danos físicos a ninguém. Alguns pais também relataram que os filhos lhes contavam que como o chão do recreio se encontra solto, “é divertido” arrancá-lo. Uma mãe queixou-se ainda da violência com que por vezes as crianças se tratam, facto que é potenciado pela a falta de equipamentos lúdicos com que brincarem, e pela falta de pessoal auxiliar face ao número de crianças.
Soubemos também que uma das partes metálicas amarelas caiu no recreio, tendo provocado um enorme susto a todos os que lá se encontravam.

A generalidade dos pais revelou grande preocupação face aos riscos a que as crianças estão expostas no dia a dia.

Os pais demonstraram grande interesse em participar na melhoria das condições da escola, e uma das ideias avançadas foi a de fazer um grupo de trabalho se se juntasse durante o período de férias ou fins-de-semana, e que fizesse pequenos melhoramentos que permitissem melhorar a qualidade de vida dos alunos. Por exemplo, arranjar as portas das casas de banho e efetuar pequenas pinturas e melhoramentos. Coisas que estivessem ao alcancem de todos, mas que têm um impacto imediato no dia a dia das crianças.

Outra das ideias avançadas foi, caso nada acontecesse durante as férias por parte das entidades responsáveis, adiar um dia o início do ano letivo como forma de protesto devido à falta de condições. Como estratégia geral, decidiu-se manter a pressão sobre as entidades responsáveis até os problemas estarem resolvidos.

Fomos ainda ao terraço onde verificámos que algumas peças dos toldos tinham caído, situação entretanto resolvida pela Junta de Freguesia que procedeu na terça feira, dia 27, à remoção dos toldos mais danificados.

Sem comentários:

Enviar um comentário