Antes das Obras - Os Problemas

 Toldos em visível estado de deterioração
Vista dos toldos ao nível do chão do recreio
Falta de zona de sombra capaz de albergar
cerca de 400 crianças e piso degradado

Piso do recreio em mau estado,
podendo causar acidentes

Vista geral do recreio que alberga
a totalidade da comunidade escolar
Infiltrações graves no interior do edifício
Casas de banho em mau estado
Impermeabilização deficiente

Infiltrações graves no interior do edifício

Paredes e chão do ginásio danificadas
depois da inundação de 2013

Paredes e chão do ginásio danificadas
depois da inundação de 2013














1. Segurança dos alunos, funcionários e professores

1.1 Portas exteriores
Actualmente, as portas exteriores são fechadas pelas funcionárias da escola de modo a impedir que os alunos saiam do recinto escolar sem autorização. Como as fechaduras existentes não são de segurança, em caso de emergência, estas portas terão de ser abertas com chave, o que dificulta a evacuação rápida e segura da escola.
As portas exteriores existentes devem ser reformuladas de modo a cumprirem a legislação de segurança contra riscos de incêndio. Deverão ser equipadas com fechaduras anti-pânico/sistema electromagnético.

           1.2 Planos de Emergência
De acordo com a informação que dispomos, a escola não tem planos de emergência.
Deverão ser elaborados planos de evacuação, emergência, e incêndio, a serem postos em prática pela população da escola.

1.3 Revestimentos exteriores – pátio e terraços de recreio
O material de revestimento – plaquetas de argila vermelha mediamente vitrificadas – é perigoso em ambiente de chuva ou humidade. Consequentemente, em dias de chuva, os alunos estão impedidos de utilizar o recreio no exterior por riscos de queda. Existem ainda zonas em que o revestimento se encontra descolado;
Dever-se-ão substituir estes revestimentos por outros que cumpram a legislação inerente, permitindo, mesmo que molhados, que a população escolar possa circular em segurança.

1.4 Coberturas - Infiltrações
Existe um elevado número de infiltrações em diversos espaços da escola que comprometem a sua salubridade. Para além disso, estas infiltrações representam um problema muito grave do ponto de vista da segurança, na medida em que coexistem em locais com equipamentos eléctricos e de iluminação. Existe já uma lâmpada que, devido a uma infiltração, foi desligada por técnicos electricistas até à resolução do problema.
O revestimento impermeabilizante das coberturas encontra-se em fim de vida, pelo que é necessário um plano para a sua substituição ou reparação profunda, idealmente em correlação com a substituição dos materiais de revestimento dos terraços (plaquetas de argila vermelha). A clarabóia sobre as rampas e as clarabóias da biblioteca também apresentam problemas de estanquidade. 
Deverá ser realizada uma vistoria para verificar se existem materiais de revestimento constituídos com amianto na cobertura do corpo mais alto.

1.5 Pavimento do ginásio
O pavimento do ginásio é em soalho de pinho nacional envernizado, que tinha um bom estado de conservação até ter existido uma inundação (proveniente da Embaixada da Rússia) na zona norte. Esta inundação causou posteriormente o empolamento das tábuas de madeira e a sua degradação, sobretudo nos topos;
O pavimento necessita de ser reparado, sobretudo por causa dos desníveis e possíveis libertação de farpas.

1.6 Guardas, vedações e estruturas dos toldos exteriores
As guardas e vedações exteriores deverão ser melhoradas e as estruturas dos toldos deverão ser concertadas de modo a que sejam eliminados os riscos de acidentes existentes.

1.7 Intervenções pontuais
Existe um conjunto de intervenções pontuais que deverão ser realizadas para a melhoria das condições gerais de segurança da escola. Destas, especificamos: a fixação das lâmpadas exteriores que se encontram em risco de queda iminente, a substituição dos diversos vidros partidos por vidros temperados, a protecção das lâmpadas integradas no muro da rampa interior, a instalação de bebedouros (as crianças utilizam as casas de banho para irem saciar a sua sede), entre outras.


2. Qualificação e melhoramento das condições de utilização dos espaços

2.1 Requalificação dos espaços exteriores
Os espaços exteriores da escola necessitam de ser requalificados, de modo a tornar a sua vivência mais apetecível e equilibrada. É pertinente diminuir o impacto dos muros delimitadores de grande altura, introduzindo algumas árvores e arbustos e trazer o tema das hortas urbanas para o interior da escola, através de elementos amovíveis plantados.

2.2 Elementos de protecção da chuva e sombreamento
Os espaços exteriores - pátio e terraços de recreio - necessitam de elementos novos para protecção da chuva e sombreamento, na medida em que os existentes não têm condições para cumprir estas funções. O telheiro do recreio está sub-dimensionado para os cerca de 400 alunos e funcionários que potencialmente utilizam o espaço. Os toldos de sombreamento dos terraços estão completamente degradados, não permitindo proteger o interior das salas da forte insolação directa a que estão expostas a sul e não representando uma solução eficaz nos dias de chuva.

2.3 Obras gerais de conservação e remodelações pontuais
Desde a sua construção, em 1987, a escola não foi submetida a qualquer intervenção prevista na legislação. Não obstante os problemas identificados, a escola necessita de obras gerais de conservação e de remodelações pontuais, tais como substituição das instalações sanitárias, sub-dimensionadas, com portas a abrir para o interior, falta de tampos nas sanitas, etc.

2.4 Acesso à escola
Como o largo em frente à escola (Largo do Leão) está a ser requalificado – o estacionamento foi regrado e delimitado, as árvores foram cortadas, o que indicia uma profunda requalificação – defende-se que a escola seja uma entidade interveniente nesta requalificação e exige-se a melhoria das condições do acesso à escola e do espaço público em frente da mesma. Defende-se que o redesenho do largo seja feito em função da escola, ao contrário do que actualmente acontece. A escola é o edifício mais importante dentro do conjunto que delimita o largo e também aquele que é mais prejudicado com a falta de qualificação do mesmo. O passeio em frente à escola está claramente estreito para acomodar os pais nos horários de entrada e saída e é necessário que sejam criadas faixas para paragem dos automóveis dos pais dos alunos - que não interfiram com a normalidade do tráfego de atravessamento no largo.

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