terça-feira, 27 de maio de 2014


Resumo da Reunião com Junta de Freguesia de Arroios - 23 de Maio, 16h

No dia 23 de Maio reunimos na sede da Junta de Freguesia de Arroios. Estiveram presentes pelos "Pais do Leão", Silvia Di Salvatore, Tânia Sousa, Rui Maia, Anabela Barreiro, Rita Gorgulho, David Cachucho e Nicole Sanchez. Da JF estiveram presentes a presidente, Margarida Martins, Anabela Miranda, da área social da JF, e Gabriela Freire, vogal da educação e desporto.
Apresentámos as nossas preocupações em relação ao estado de degradação em que a escola se encontra:
Começámos por descrever o problema das infiltrações e consequentes curto-circuitos nas salas de aula. Explicámos que a escola já não tem biblioteca por estar a uso pelo 4ºB, cuja sala se encontra inutilizada devido às infiltrações, situação em risco de acontecer nas outras turmas, já que há mais salas onde pinga do teto quando chove.
A somar às infiltrações e ao risco de curto circuito, soma-se o facto de não existir plano de evacuação e das portas da escola se encontrarem fechadas à chave durante o dia, não permitindo a saída dos alunos em caso de incêndio. A porta do piso -1 tem também o problema de se situar no cimo de umas escadas em caracol e de abrir para o interior.
Mostrámos o estado de degradação e perigo de queda iminente em que os toldos do recreio se encontram e o perigo para a segurança das crianças que esta situação representa. 

Também falámos do facto do pavimento se encontrar em muito mau estado, causando imensos acidentes entre os alunos e da falta de sombra. Sugerimos que a JF pedisse o relatório dos seguros ativados pela escola para terem noção de quantas crianças de magoam seriamente.

Falámos ainda sobre a necessária requalificação do átrio através da introdução de árvores e arbustos, numa ideia de intervenção mais estruturante ao nível da criação de ambientes mais acolhedores para as crianças.
A presidente ficou bastante chocada com estes factos, revelando que pensava que a escola se encontrava em melhores condições gerais. Ficou muito alarmada com a falta de plano de evacuação e com todos os riscos a que as crianças estão expostas. As informações que tinha da CML através de Paulo Agostinho (com quem os "pais do leão" já tinham reunido antes) não correspondiam à atual situação de degradação. Devido a esta discrepância de informação afirmou que era importante ter os relatórios que foram enviados pela direcção do agrupamento à CML sobre as condições da escola, e que iria pedi-los.

Começou por nos informar que apesar da transferência de competências da CML para a JF, a verba que foi transferida para a área de manutenção das 4 escolas da freguesia foi apenas de 40.000 euros, o que é manifestamente insuficiente para todos estes problemas profundos.
Informou-nos também que a CML iria fazer uma intervenção no telhado da escola para remoção do amianto (telhas de fibrocimento) e que essa obra já está no gabinete do vereador Jorge Máximo, indo avançar a qualquer momento já que seria feita por ajuste direto. No entanto, essa obra não tem nada a ver com as infiltrações nem servirá para a sua resolução, já que se trata apenas do telhado superior e não dos pisos das salas.
Informou-nos também que a obra da cozinha está completa e que falta apenas a ligação de rede de gás ao ramal, e que iria ser ligada brevemente.

A presidente comprometeu-se também em contactar a Proteção Civil e CML com vista à rápida concretização do plano de evacuação. Também nos disse que dia 29 de Maio irá reunir-se com a Direção do Agrupamento para se inteirar de toda a situação e que na semana seguinte será agendada uma reunião conjunta com a Junta de Freguesia, Direção do Agrupamento, Câmara Municipal de Lisboa e "Pais do Leão" para que todos juntos possam contribuir para a resolução dos problemas mais urgentes antes do início do próximo ano letivo.
Informámos que estávamos disponíveis para ajudar no que fosse preciso, e reforçámos a urgência e gravidade da situação.


Sem comentários:

Enviar um comentário